domingo, 19 de janeiro de 2014

Muitos já devem ter visto esta imagem, que se tornou recentemente um viral na internet com inúmeras derivações, das mais inteligentes as mais engraçadas. No entanto, poucos conhecem a história por trás desta frase simples, porém, profunda “Keep calm and carry on” – em português, “mantenha a calma e siga em frente”.

Na primavera de 1939, quando a Inglaterra se juntou às tropas aliadas para combater a Alemanha na 2ª Guerra Mundial, o governo inglês resolveu publicar uma série de pôsteres para acalmar a população aflita com o combate que estava apenas em seus primeiros momentos. A ideia era imprimir três cartazes que seguissem o mesmo padrão de design - duas cores, uma frase impressa em fonte elegante e um desenho da coroa do Rei George VI – e serem coladas em espaços de grande circulação.

Três versões foram produzidas, a 1° em azul e branco dizia “your courage, your cheerfulness, your resolution will bring us victory” (sua coragem, sua alegria, sua resolução nos trará a vitória) e teve uma tiragem de 400 mil exemplares. O 2° em verde e branco vinha com a frase “Freedom is in peril, defend it with all your might” (a liberdade está em perigo, defenda-a com toda sua força) e teve sua tiragem dobrada para 800 mil exemplares. A última versão, e mais conhecida nos dias de hoje, nunca foi exposta para os ingleses naquele período, esta só seria publicada se realmente as coisas piorassem, caso de invasão, por ex., e foram impressos 5 milhões de copias.

Como isso não aconteceu, os pôsteres foram destruídos. Atualmente, restam apenas sete, seis foram encontrados em 2009 e foram para o Museu Britânico da Guerra e um foi encontrado em uma livraria no norte da Inglaterra pelo seu dono, Stuart Manley. Este mandou emoldurar e colar o cartaz em seu estabelecimento – foto do post. A frase passou a chamar a atenção de muitos clientes e Manley começou a reproduzir e vender as cópias, mais de 40 mil cartazes deste tipo já foram vendidos, e inspirou pessoas pelo mundo todo. Amigos do IH, problemas sempre existirão, momentos de crise e alegria fazem parte da vida, mas continuem firmes, mantenham a calma e sigam em frente que as coisas se resolverão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário