domingo, 26 de janeiro de 2014

Curiosidades da 1ª Guerra Mundial.

-Na primeira guerra todos os militares faziam apenas uma refeição por dia, quase não consumiam água e dormiam quando possível fardados completamente.

-Santos Dumont: O brasileiro teve duas decepções com relação ao uso dado a suas invenções. Além do avião ter sido utilizado como meio de combate, o relógio de pulso (também concebido por ele) tornou-se artefato indispensável para os soldados. Santos Dumont teria se suicidado, em 1932, após ver suas invenções a serviço da guerra.

-Os alemães queriam (e achavam que seria) uma guerra rápida, porém a maior parte dos conflitos se deu através da guerra de trincheiras. Essa nova tática de guerra consistia na construção de valas, onde os soldados melhor se protegiam dos constantes tiros no front.

-Durante a guerra, os dirigíveis foram utilizados pelos alemães para bombardear Paris e cidades da Inglaterra. O nome da banda Led Zeppelin tem a ver com esses dirigíveis, já que o baterista da banda The Who achava que a banda de Page era pesada e voava (primeiro, chamou-se Lead Zeppelin; depois, Led Zeppelin).

- No Natal de 1917, no front Belgas, entre ingleses, belgas e alemães, houve um caso curioso, os alemães saíram das trincheiras com vinhos e cantando canções de natal, os ingleses e belgas fizeram o mesmo, e foi uma confraternização geral, isso causou muito alvoroço nos comandos que decidiram por uma corte marcial para os participantes, mas era tanta gente que preferiram ignorar.O sentimento de confraternização foi tão grande, que mesmo um mês depois os soldados não combatiam, atiravam para o ar.Foi preciso o remanejo de tropas para continuar as batalhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário